Por que recebi o aviso “Aguardando mensagem. Essa ação pode levar alguns instantes.”?

Às vezes, o aviso acima poderá ser exibido no lugar de uma mensagem.

No WhatsApp, suas mensagens pessoais são protegidas com a criptografia de ponta a ponta. Dessa forma, elas ficam somente entre você e a pessoa com quem você está conversando. Ninguém mais pode ler nem ouvir o conteúdo dessas conversas, nem mesmo o WhatsApp.

Existem alguns motivos para que uma mensagem seja substituída pelo aviso “Aguardando mensagem. Essa ação pode levar alguns instantes.”:

É possível seguir algumas etapas para tentar solucionar o problema.

Acesse o WhatsApp

Abra o app e peça para que a outra pessoa acesse o WhatsApp ao mesmo tempo que você.

Verifique sua conexão à internet

Confira se sua conexão à internet é estável. Experimente alternar sua conexão entre rede Wi-Fi e dados móveis. Se não houver uma rede Wi-Fi disponível ou se a rede de dados móveis estiver instável, procure um local onde sua conexão funcione melhor.

Saiba como resolver problemas de conexão no WhatsApp neste artigo.

Atualize o WhatsApp

Confira se você e a pessoa com quem você está conversando têm a versão mais recente do WhatsApp instalada no dispositivo. Saiba como atualizar o WhatsApp neste artigo.

Peça para que a pessoa envie a mensagem novamente

Caso a mensagem não tenha sido entregue, peça para que a outra pessoa envie a mensagem novamente.

Use seu dispositivo principal

Acesse o WhatsApp no seu dispositivo Android ou iOS principal. O dispositivo principal é o celular usado para registrar sua conta do WhatsApp.

Observação: para que os demais dispositivos permaneçam conectados à sua conta, é necessário acessar o WhatsApp no seu celular principal a cada 14 dias.

Desconecte o dispositivo e conecte-o novamente

Siga as etapas apresentadas neste artigo para desconectar seu dispositivo conectado e conectá-lo novamente.

Painel