Se você está enfrentando problemas ao gravar mensagens de voz, experimente seguir estas dicas:
Verifique sua conexão à internet
Seu dispositivo precisa estar conectado ao Wi-Fi ou aos dados móveis para gravar e enviar mensagens de voz. Caso esteja usando uma rede Wi-Fi, tente se conectar à rede de dados móveis ou vice-versa. Também recomendamos reiniciar seu celular. Se o problema persistir, entre em contato com sua operadora para receber ajuda.
Atualize o WhatsApp
Atualize o WhatsApp para a versão mais recente disponível na Google Play Store ou na App Store da Apple. Versões recentes têm novos recursos e correções de erros. Saiba como atualizar o WhatsApp manualmente neste artigo.
Verifique o sensor de proximidade do dispositivo
O WhatsApp usa o sensor de proximidade do seu dispositivo para reproduzir o áudio pelo alto-falante auricular quando você leva o dispositivo ao ouvido. Contudo, alguns protetores de tela e capas para celular podem afetar essa configuração. Remova películas ou capas protetoras e tente gravar a mensagem de voz novamente.
Verifique permissões
Não é possível gravar mensagens de voz se o WhatsApp não tiver permissão para usar o microfone. Você pode mudar isso nas configurações do seu celular.
Verifique o emparelhamento Bluetooth
É possível que sua mensagem de voz esteja sendo reproduzida em um dispositivo Bluetooth conectado ao seu celular. Caso nenhum dispositivo com fio esteja conectado ao seu celular, acesse as configurações e desative o Bluetooth.
Libere espaço de armazenamento
É possível que seu celular não tenha espaço suficiente para gravar a mensagem de voz. Para liberar espaço de armazenamento, apague alguns itens. Para saber como liberar espaço de armazenamento no WhatsApp, leia este artigo.